Unidades de transporte a granel e de petroquímicos receberam primeiro certificado
Em auditoria realizada entre os dias 7 e 9 de setembro nas unidades de transporte a granel das cidades de Barueri e Paulínia, ambas no estado de São Paulo, e no dia 15 de setembro na unidade petroquímica de Duque de Caxias (RJ), a Luft Transports conquistou pela primeira vez a certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Desempenho em Saúde, Segurança, Meio-Ambiente e Qualidade) para as duas operações. A certificação criada em 2001 pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) tem o objetivo de diferenciar as empresas que adotam práticas seguras no transporte de produtos químicos.
Na unidade carioca, a pontuação conquistada nos índices indicados pela indústria, tanto no módulo gerencial quanto no módulo específico (transporte rodoviário), foi de 84%. Com relação às unidades paulistas, a Luft Transports obteve 89% nos índices indicados pela indústria para a certificação no módulo gerencial, enquanto no módulo específico o índice conquistado foi de 88%.
“Este sistema de gestão evidencia que a empresa adota todas as práticas de segurança e atende pelo menos 70% das normas adotadas pela indústria química”, explica Eva Moraes, responsável pela área de Saúde, Segurança e Meio-Ambiente no Grupo Luft. Nas avaliações, realizadas pelo SGS, as unidades passaram por uma auditoria de 690 questões. “É um grande diferencial, que comprova o quanto a empresa está capacitada para prestar serviços a estes segmentos de mercado”, completa ela.