A área de transporte da unidade localizada em Santos (SP) da operadora logística Columbia obteve no dia 30 de novembro a recomendação para a certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade). A BVQI (Bureau Veritas Quality International) realizou a auditoria correspondente e emitiu o documento, recomendando a certificação da unidade. É a segunda unidade da empresa a obter a certificação – a unidade de Alphaville, também localizada no Estado de São Paulo, é certificada desde janeiro deste ano. A Columbia conta, hoje, com 1.200 funcionários e uma estrutura física com 1,2 milhão de metros quadrados de área, incluindo doze portos secos e oito centros de distribuição, além de uma frota com mais de 500 veículos, entre próprios e agregados.
A certificação avaliza a qualidade de toda a operação da Columbia para atuar na área de transporte de produtos dos setores químico, petroquímico e farmacêutico, de acordo com os padrões definidos pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química). “A recomendação é a prova de que estamos trabalhando para manter nossas operações eficientes, com qualidade e segurança” afirma Paulo Guedes, superintendente Operacional e Administrativo da empresa. Além de atender a 100% dos requisitos mandatórios, a unidade de Santos obteve índice de aprovação em 99% dos requisitos especificados pela indústria e 45% dos requisitos desejáveis.
Um fator determinante para a conquista, segundo o superintendente, foi a política de investimentos em qualidade e tecnologia que a operadora está mantendo em ritmo constante. Entre eles, Guedes destaca o programa de treinamento e a implantação do novo sistema de informação, fundamental para integrar os dados e permitir um controle preciso de toda a operação. Embora a certificação seja específica para a área de transporte rodoviário, a Columbia implantou os novos procedimentos e regras também na área de armazenagem, de forma a garantir a qualidade da operação em todas as etapas.