A Editora Frota e a revista Frota & Cia promoveram hoje, no Museu Brasileiro da Escultura (Mube), em São Paulo, a 12º Edição do Prêmio Lótus. O evento é uma homenagem aos fabricantes de veículos comerciais cujos produtos lideraram as vendas ao mercado interno em 2004, nas 21 categorias avaliadas. O grande destaque da premiação foi o caminhão Mercedes-Benz modelo L 1620, eleito o Caminhão do Ano. O modelo foi o mais vendido no País em 2004, entre todas as categorias. Da mesma forma, o Mercedes-Benz OF-1721 levou o troféu Chassi do Ano, em razão de ter liderado as vendas de chassis para ônibus no ano passado. No ranking de categoria por peso, o Ford F-350 ficou com o título de Caminhão Semileve do Ano, com 2.977 unidades vendidas. O Caminhão Médio do Ano foi o Volkswagen 13.180 (2.418 unidades), enquanto o Mercedes-Benz L 1620 levou o prêmio de Caminhão Semipesado do Ano. Já o Volkswagen 18.310 Titan, com 4.621 unidades vendidas em 2004, ficou com o título de Caminhão Pesado do Ano. No segmento dos furgões, o Fiat Fiorino conquistou o 12º troféu de sua carreira como Furgão Leve do Ano. O mesmo aconteceu com o Fiat Ducato Furgão, tetra-campeão do Prêmio Lótus na categoria Furgão do Ano. Os fabricantes que conquistaram a maior participação de mercado, nas várias categorias, também foram homenageados. Enquanto a Volkswagen levou os troféus de Marca do Ano em Caminhões Leves e Médios, a Ford foi homenageada no segmento dos caminhões semileves. Já a Mercedes-Benz liderou em três categorias: caminhões semipesados, chassis urbanos e chassis rodoviários. A Scania, por sua vez, voltou ao topo do ranking e reconquistou o título de Marca do Ano em Caminhões Pesados. Na categoria especial, o Ford 4000 recebeu também um troféu, como O Veículo em Produção mais Vendido no País. Em 2005, o modelo comemora 30 anos e a marca de mais de 150 mil unidades produzidas.