O Projeto de expansão do Porto Alegre Airport recebeu o Award of Merit do ENR Global Best Project Awards, na categoria Aeroportos e Portos. Organizado pela Engineering News-Record, o prêmio destaca os melhores projetos globais de construção, premiando as empresas envolvidas na superação de desafios e redução de riscos ao projetar e construir com equipes de diferentes nacionalidades.
Os projetos foram avaliados a partir de uma perspectiva global por um júri independente de líderes da indústria de projetos e construção, utilizando cinco critérios que incluem segurança, inovação e trabalho em equipe. A 8ª edição premiou 30 projetos, localizados em 21 países.
A ampliação e modernização do Porto Alegre Airport apresentou desafios relativos à logística, segurança e gestão ambiental. O empreendimento é administrado pela Fraport Brasil Porto Alegre, subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, que contratou o consórcio HTBM, formado pelas empresas HTB, Tedesco e Barbosa Mello, para execução. A Pöyry, empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria, como subcontratada do consórcio, foi responsável pela elaboração dos projetos executivos e pelo acompanhamento técnico da obra.
“A competência e sinergia das equipes proporcionaram a instalação de um aeroporto de classe mundial, bem como a realização rigorosa dentro do prazo e do custo, e com os mais altos níveis de saúde, segurança e preservação do meio ambiente”, diz o presidente da Pöyry no Brasil, Fábio Bellotti da Fonseca.
A primeira etapa foi concluída em outubro de 2019, sem interferir na operação normal do aeroporto. Essa fase envolveu a verificação e a consolidação da engenharia básica, elaboração da engenharia detalhada, com a utilização de ferramentas digitais como a modelagem BIM 3D, além da comunicação visual, paisagismo, mobiliário operacional e integração das áreas de acesso público (landside) e de acesso restrito (airside), incluindo a ampliação do pátio de aeronaves e a atuação nas áreas de cabeceiras e taxiamento.
O CEO da HTB, Detlef Dralle, destaca que a gestão da mais alta excelência e o perfeito sincronismo operacional possibilitaram o cumprimento dos cronogramas e dos custos, com a eficiência e a sustentabilidade que os projetos demandam hoje.
Já o CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, completa dizendo que entregar as obras dentro do prazo e com a devida qualidade é resultado do trabalho realizado por um time de excelência. “Estamos muito satisfeitos em oferecer um aeroporto mais moderno, amplo, com padrões internacionais de segurança”, pontua.