Os três novos portêineres com capacidade para movimentar cargas em embarcações super post-panamax e seis RTGs que passam a integrar os equipamentos de pátio do terminal foram fabricados pela ZPMC (Shangai Heavy Industries Company Limited) e foram transportados montados por um navio em viagem que durou 40 dias. O portêiner possui lança de 60 metros de comprimento, capaz de atender navio com 22 fileiras de contêineres de largura. Já os RTGs, que vão substituir as Reach-Stackers, otimizam a utilização do espaço no terminal e podem aumentar em até 30% a produtividade.
A novidade é que os equipamentos são voltados para a preocupação com a sustentabilidade, uma vez que são os primeiros totalmente elétricos da América Latina, eliminando, assim, as emissões de gases poluentes. Com a chegada dos novos portêineres, os dois que operam hoje apenas navios Panamax no terminal, e um terceiro adquirido junto à Codeba, serão transferidos para o chamado “Cais de Ligação”, que possui berço em 240 metros de comprimento e 12 metros de profundidade.