Porto brasileiro pretende realizar operações complementares com portos de Montevidéu e Buenos Aires
O Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, anunciou, na última sexta-feira (27), que pretende realizar acordos de cooperação operacional com os portos de Montevidéu e Buenos Aires, com o objetivo de proporcionar um cenário cada vez mais favorável à movimentação portuária.
A intenção é desenvolver uma complementaridade com os portos dos países vizinhos, em vez de uma competição por cargas. A sistemática pretendida permitiria que os navios que partem do Uruguai e da Argentina com carga incompleta pudessem realizar o preenchimento da mercadoria em Rio Grande, tendo em vista que o porto brasileiro possui um canal de acesso mais profundo que a entrada do Rio da Prata. Da mesma forma, navios com destino aos outros países poderiam desembarcar parte da carga no Porto do Rio Grande durante o percurso.
De acordo com o superintendente do Porto, Dirceu Lopes, o processo poderá resultar em um crescimento de até 35% no volume de cargas movimentadas, além de consolidar Rio Grande como rota de novas mercadorias. “É preciso incluir nessa proposta todos os envolvidos no setor, como importadores e exportadores, armadores e operadores portuários. Já o transporte das cargas entre os portos poderia ser designado às autoridades portuárias por meio de sistemas informatizados”, explica Lopes.
As questões envolvendo o acordo de cooperação operacional entre portos devem ser debatidas em um encontro entre as administrações portuárias, que está sendo planejado para agosto, em Montevidéu.
www.portoriogrande.com.br