Estudo mostra ganhos proporcionados pelos trabalhos de dragagem realizados no Porto
De acordo com estudo realizado pela Diretoria Empresarial da Associação dos Portos do Paraná (Appa), a dragagem de manutenção realizada nos berços de atracação deve resultar em um aumento de 20% nas exportações de granéis pelo Porto de Paranaguá.
O estudo também mostra que, sem a realização da dragagem, o Porto deixou de embarcar cerca de R$ 2,6 milhões de toneladas de grãos pelo corredor de exportação em 2010. O número corresponde a aproximadamente R$ 10,4 milhões não arrecadados pela falta de profundidade suficiente nos berços.
“Para este ano, o volume médio esperado de embarque nos navios é de 68 mil t. Em 2010, os navios não saiam de Paranaguá com mais de 57 mil t. Este aumento no fluxo é resultado do trabalho que estamos realizando para recuperar cargas e recolocar o porto em uma posição de destaque”, explica o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.
Além das melhorias na infraestrutura portuária, a supersafra de granéis também é um dos responsáveis por aumentar a movimentação de mercadorias pelo Porto de Paranaguá. Só em janeiro deste ano, a Appa registrou aumento de 60% nas exportações de granéis. Considerando o total de mercadorias movimentadas, o aumento é de 28,8% em relação ao ano passado.