Terminais portuários buscam ampliação e modernização, motivados pelas recentes iniciativas do governo Federal no porto paranaense
Os terminais portuários Cotriguaçu e Fospar anunciaram investimentos em obras que visam melhorias em suas instalações no Porto de Paranaguá (PR), motivados pelas iniciativas do governo do Estado para modernizar e readequar a capacidade operacional do porto, com obras de ampliação e a realização da dragagem nos berços de atracação.
As obras privadas, que têm como objetivo aumentar ainda mais a movimentação de mercadorias no porto, somarão, juntas, um investimento de mais de R$ 33 milhões.
A Cotriguaçu, terminal portuário privado que movimenta granéis sólidos, investirá R$ 20 milhões na construção de mais um armazém em Paranaguá, com capacidade para 60 mil toneladas. De acordo com o superintendente da Cotriguaçu, Cândido Takashiba, as obras começam em março e o armazém deve estar pronto até outubro. “O objetivo é aumentar nossa movimentação pelo porto em até um milhão de t,” conta. Hoje, a companhia opera cerca de 2,3 milhões de t de produtos pelo Porto de Paranaguá.
Além disso, a Cotriguaçu deve concluir nos próximos dias outra obra de melhoria no terminal paranaense. A empresa fez um novo desvio rodoviário para melhorar o fluxo de veículos nas ruas próximas. “Antes, nossa estrutura permitia que 15 caminhões ficassem estacionados. Com as obras, temos espaço para 50”, explica Takashiba.
Já a movimentadora de fertilizantes Fospar anunciou investimentos de R$ 13,6 milhões para a compra de um novo guindaste e para a manutenção e modernização dos equipamentos utilizados na descarga das mercadorias. O novo equipamento, que deve chegar ao porto no segundo semestre de 2011, tem capacidade de içamento de 33,8 t a um raio de 32 metros de operação. O guindaste utilizado hoje tem capacidade de içamento de 22,6 t a um raio de 28 m de operação.
Segundo o gerente do terminal portuário da Fospar, Ronaldo Sapateiro, Paranaguá é essencial para as operações da companhia por tratar-se do principal porto de importação de fertilizantes do Brasil. “A Fospar busca a modernização de seu terminal para oferecer serviços ainda melhores para os clientes com uma estrutura e equipamentos mais modernos e eficientes. Os investimentos no porto estão alinhados com nossos objetivos estratégicos”, analisa o executivo.