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Appa divulga plano de expansão orçado em R$ 1 bilhão

Por Redação em 19 de janeiro de 2011 às 12h39 (atualizado em 11/04/2011 às 17h46)

Iniciativas – construções de píeres e retroáreas, além da melhoria nos acessos – deverão estar concluídas em quatro anos

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) anuncia que está desenvolvendo um projeto de modernização e ampliação dos portos que administra. O objetivo é ampliar a competitividade dos terminais de Paranaguá e Antonina e prepará-los para a crescente demanda da atividade portuária mundial.

De acordo com o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, o projeto de expansão está em fase de estudos e projetos. “Com as obras, ganharemos 12 novos berços, o que representa um crescimento de 60% no tamanho do nosso cais acostável”, diz.

Maron afirma que as obras de ampliação permitirão aumentar a capacidade de movimentação de cargas da Appa em até 60%, passando das atuais 38 milhões de toneladas/ano para 60 milhões de t anuais. “Esta é uma obra para ser concluída em até quatro anos. Já estamos em fase de contratação e elaboração dos projetos básicos”, informa.

Ao todo, o projeto de ampliação dos portos de Paranaguá e Antonina está subdividido em nove grandes obras que, juntas, somam cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. Boa parte das obras será paga com recursos próprios da Appa – com a receita gerada pelas tarifas portuárias arrecadadas pelos portos. A outra parte será financiada com recursos federais, que ainda dependem de negociação.

Berços

Dentro do projeto de ampliação está a reestruturação do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Hoje, três berços são destinados ao carregamento de granéis com uma capacidade horária de embarque de nove mil t. Com as obras, será construído um sistema de píeres para a atracação de quatro navios – maiores dos que os que atualmente embarcam no Porto – formando um “T” perpendicular ao atual cais. Com isso, o corredor de exportação passará a ter uma capacidade de embarque de 16 mil t/hora e o porto ganhará três berços para a movimentação de outras cargas, já que os seis shiploaders existentes serão removidos.

Na parte oeste do cais comercial será construído mais um sistema de píeres para granéis, sendo este em forma de “F” perpendicular ao atual cais, com capacidade para atracação de quatro navios. Com a obra, os atuais três berços do lado oeste – hoje dedicados preferencialmente ao carregamento de granéis sólidos – serão destinados à movimentação de cargas diversas, melhorando, assim, as taxas de ocupação dos berços.

Para agilizar ainda mais a movimentação de granéis, uma outra obra prevê a substituição de quatro armazéns de carga geral que existem hoje no cais do Porto de Paranaguá e que, juntos, têm capacidade estática de 54 mil toneladas. Há mais de quarenta anos, estes armazéns foram adaptados para a movimentação de granéis. No entanto, com os anos eles ficaram obsoletos e apresentam baixo rendimento operacional (cerca de 800 t por hora). A obra de modernização prevê a construção, na mesma área, de dois armazéns graneleiros com capacidade estática de 195 mil t e rendimento operacional de duas mil toneladas por hora.

O cais de inflamáveis também será ampliado com um píer de 300 metros de comprimento que abrigará dois berços de atracação e será ligado ao atual cais por uma ponte de acesso de 250 m. Com isso, a Appa tem como meta modernizar sua estrutura de movimentação de inflamáveis que é a mesma há quase 40 anos.

Contêineres e veículos

O projeto de melhorias também contempla a construção de um berço complementar – na parte leste do cais – para a movimentação de contêineres. Esta complementação será de 120 m e contará com uma retroárea de 60 mil m².

A face leste do cais do Porto de Paranaguá também ganhará mais um berço – após a novo berço para navios de contêineres. Serão construídos 300 m de cais para atracação compartilhada de navios de veículos e passageiros. Levando em conta que a demanda de navios de passageiros restringe-se aos meses de verão, o novo berço – nos demais períodos do ano – será ocupado com navios de veículos, evitando a ociosidade do espaço.

Acessos

Além das iniciativas que serão realizadas na parte interna dos terminais, o plano de ampliação prevê, ainda, a revitalização dos acessos ao Porto de Paranaguá com a implantação de duas vias marginais à BR 277. O objetivo é organizar o fluxo de tráfego portuário e urbano. O pátio de triagem de caminhões também será ampliado, podendo abrigar mais mil caminhões.

Outra iniciativa prevê, também, a realização de derrocagens submarinas para a retirada de formações rochosas localizadas na transição do canal de acesso e a bacia de evolução do Porto de Paranaguá. Esta formação limita a profundidade do canal em aproximadamente 12 m. Com a obra, será possível ampliar a profundidade para 16 m naquele trecho.

www.portosdoparana.pr.gov.br

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