Terminal movimentou no último mês de julho 50 mil TEUs
A Portonave – Terminais Portuários de Navegantes informa que movimentou, no último mês de julho, um total de 50 mil TEUs, número 27% maior frente ao registrado no mês anterior. As importações cresceram 22% se comparadas ao mês de junho, com o recebimento de plásticos, máquinas, eletrônicos, ferro, aço, borrachas e papel, além de itens variados. Já as exportações aumentaram em 27,4% em relação ao mês anterior. No período foram movimentados 21.535 TEUs com destino ao exterior, dos quais cerca de 50% levavam carga congelada, principalmente aves. Ao todo, os embarques representaram 43% da movimentação total do terminal, enquanto as importações ficaram empatadas com a movimentação de contêineres vazios em 27%.
Segundo o diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas, o terminal fechou o mês de julho com 988.957 TEUs movimentados desde o início das operações da Portonave – datada de maio de 2007. No início deste mês de agosto, anuncia o diretor, o terminal atingiu a marca de 1 milhão de TEUs.
Os números revelam que a Portonave foi líder de participação de mercado de importação pelo segundo mês consecutivo (maio e junho) entre os portos catarinenses e o de Paranaguá, representando cerca de 33% do movimento.
Conquistas
O mês anterior marcou o início dos trabalhos da Aliança/Hamburg Süd, que começou a operar serviço de cabotagem na Portonave. A linha começa em Buenos Aires e vai até Manaus, fazendo escala em oito portos durante sua rota, um deles a Portonave. O serviço é semanal e conta com seis navios. A previsão é que sejam realizados cerca de 250 movimentos por atracação.
Em julho também foi assinado o acordo para contratação de trabalhadores vinculados ao Órgão Gestor de Mão de obra (Ogmo) pela Portonave. Foram abertas 50 vagas paras os registrados e cadastrados que, depois de inscritos, passarão por processo seletivo.