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Dragagem finalizada em Rio Grande

Por Redação em 2 de agosto de 2010 às 16h07 (atualizado em 13/04/2011 às 11h26)

Canal externo passou para 18 metros, enquanto o interno atingiu 16m

A dragagem de aprofundamento do Porto do Rio Grande (RS), iniciada em agosto de 2009, foi concluída na última sexta-feira, dia 30 de julho. Com isso, o terminal passa a contar com 18 metros no canal externo (fora dos Molhes da Barra), que antes era de 14 m, e 16 m no canal interno (entre os Molhes da Barra e píer petroleiro), anteriormente com 14 m.

A obra contou com investimento de R$ 196 milhões, sendo R$ 147,5 milhões por parte da Secretaria de Portos (SEP), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 48,5 milhões por parte do estado do Rio Grande do Sul. O serviço foi executado pelo consórcio formado pelas empresas Odebrecht e Jan de Nul. Para realizá-lo, foi usada a draga Juan Sebastián de Elcano, com capacidade de cisterna para armazenar 16,5 mil metros cúbicos de sedimento.

A iniciativa coloca Rio Grande entre os mais profundos do Conesul, contribuindo para consagrá-lo como um hub port. Com o aprofundamento, os grandes navios (pós-panamax) que já operam em Rio Grande e que atualmente não utilizam sua capacidade máxima de carga devido ao calado, poderão completar sua carga reduzindo, assim, os custos de frete. Além disso, com um calado maior, o porto terá condições de se habilitar para captar, concentrar e movimentar cargas oriundas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia, minério do Mato Grosso do Sul e da Bolívia, madeira do Uruguai e contêineres da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Ações

Com a conclusão da dragagem a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) começa a tomar todas as medidas técnicas e legais para homologar o novo calado. Vale lembrar que, em 17 de maio, o superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, ampliou o calado do porto de 40 para 42 pés, tendo em vista, que naquela época o canal interno do porto rio-grandino já se encontrava com 16 metros de profundidade. Dessa maneira, o porto passou a ter um calado parcial até que fosse concluído o canal externo. A ampliação de dois pés teve como principal objetivo atender o escoamento da safra de grão do Rio Grande do Sul.

De acordo com Ramis, com a conclusão da dragagem a idéia é atingir 47 pés de calado, conforme apontou estudo técnico contratado pela Suprg.  A expectativa é que navios que antes operavam com uma média de 50 mil toneladas possam atingir até 80 mil toneladas, representando uma redução no preço do frete por tonelada e tornando o porto gaúcho ainda mais competitivo.

O mesmo consórcio que realizou o aprofundamento terá contrato de mais dois anos somente para fazer a manutenção do calado. Essa obra será realizada quando for constatado assoreamento do canal do porto garantindo assim a segurança na navegação.

www.portodoriogrande.com.br

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