Profundidade do porto passará para 17,5 metros. Objetivo é aumentar a capacidade operacional em 50%
O ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, assinou ontem, dia 28 de julho, a ordem de serviço que dará início às obras de dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Itaguaí (RJ), que faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND) com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, serão dragados cinco milhões de metros cúbicos de sedimentos. Após a conclusão dos trabalhos, prevista para março de 2011, Itaguaí terá sua profundidade aumentada dos atuais 14 metros para 17,5 m.
A obra, sob responsabilidade da secretaria, será realizada pela Dragabrás, vencedora da licitação, e demandará investimentos de R$ 79,89 milhões. Serão disponibilizados dois equipamentos para a realização da dragagem. Com capacidade para retirar de 24.100 mil metros cúbicos de sedimentos, a draga Pearl River chegou ao estado do Rio de Janeiro no último dia 24 de julho. Já a Breydel, de nove mil metros cúbicos, virá da Venezuela.
O objetivo com a ação é diminuir o tempo de atracação e ampliar a capacidade de escoamento dos operadores privados do porto. Hoje, um navio que entra em Itaguaí leva cerca de seis horas até atracar. Com a obra, a meta é reduzir esse tempo em um terço. A estimativa é que o Porto de Itaguaí – que atualmente movimenta cerca de 300 mil TEUs por ano, aumente em até 50% sua capacidade de operação, a partir da conclusão das obras.