A visita faz parte de reuniões promovidas pelas autoridades portuárias com o objetivo de incrementar a cabotagem (navegação entre portos de um mesmo país). No início de maio de 2003, as duas administradoras assinaram um temo de compromisso entre os dois portos.
No ano passado, o Porto de Santos movimentou por cabotagem 1.264,156 toneladas; Fortaleza movimentou 561 mil toneladas. Para Rachel Ximenes Marques, o crescimento do modal cabotagem favoreceria a conservação das rodovias e diminuiria o tempo para se chegar ao destino. A presidente da CDC também destacou a redução das tarifas para cabotagem no Porto de Fortaleza. Para a exportação, houve redução de 50% e para a importação, o decréscimo foi de 35%.
Em Santos, a Autoridade Portuária tem como principal incentivo para essa operação um desconto nas tarifas pagas pelo uso do Canal do Estuário. A medida é aplicada somente no transbordo da mercadoria; oficialmente, o armador paga somente quando descarrega o produto.
Com a cabotagem substituindo parte do tráfego rodoviário, o uso do navio diminuiria o tráfego de caminhões. Enquanto esses veículos consomem óleo diesel, as embarcações marítimas utilizam óleo marítimo, menos poluente. Esse composto tem diversas reservas no Brasil e chega a registrar excedente de produção.