O Porto de Itajaí encerrou 2024 com uma movimentação de cargas de 14,17 milhões de toneladas, representando uma redução de 5% em relação ao total de 14,97 milhões de toneladas registrado em 2023. No segmento de contêineres, a queda foi de 1%, com 1,279 milhão de TEUs movimentados em comparação aos 1,296 milhão de TEUs no ano anterior.
Sob a gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS) desde 2024, o porto tem como objetivo para 2025 adotar uma abordagem estratégica focada na melhoria da governança, modernização das instalações e aumento da movimentação de cargas. Segundo Anderson Pomini, presidente da APS, a meta é elevar a eficiência e competitividade do Porto de Itajaí, contribuindo para sua recuperação no cenário logístico nacional.
Estratégias para recuperação e crescimento
O superintendente interino do porto, André Bonini, destacou que os esforços para 2025 incluirão melhorias estruturais voltadas ao fortalecimento da competitividade e à atração de novos negócios. Essas iniciativas visam aprimorar a infraestrutura existente e garantir maior eficiência operacional, criando condições para a expansão das atividades portuárias.
Além dos esforços internos, a administração aposta em parcerias estratégicas e novos investimentos como ferramentas para potencializar a infraestrutura e recuperar a movimentação de cargas. O foco é superar os desafios logísticos enfrentados pelo setor e estabelecer um cenário de recuperação nos próximos anos.