O Porto do Açu, localizado no norte do Rio de Janeiro, realizou neste mês sua primeira operação de exportação de café em big bags. Ao todo, 15.520 toneladas das variedades arábica e conilon, vindas principalmente de produtores do Sul e Leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, foram embarcadas para Hamburgo, na Alemanha, por intermédio do operador logístico C. Steinweg Group.
"O Açu tem condições de oferecer soluções customizadas e eficientes para apoiar o forte crescimento do agronegócio e da indústria brasileira. Temos uma infraestrutura de classe mundial para viabilizar o escoamento dos diversos tipos de cargas vindos do estado e queremos contribuir para reduzir custos e ampliar a competitividade dos produtos nacionais", afirma João Braz, diretor Comercial e de Terminais do Porto do Açu.
Em 2023, o Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu movimentou 2,1 milhões de toneladas, um aumento de 33% em relação ao mesmo período em 2022. Como um porto totalmente privado, o Açu opera no regime 24/7, sem filas de espera para atracação, oferecendo soluções customizadas e contratos flexíveis.
Até o fim de 2024, a área de cais operacional do T-MULT contará com 500 metros, com calado de 13,1 metros, e um segundo berço para operar dois navios simultaneamente. A capacidade de movimentação do terminal alcançará 2,7 milhões de toneladas ao ano. Considerando também a expansão da área de armazenagem, será possível duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos, chegando a cinco milhões de toneladas.