A Wilson Sons, operadora de logística portuária e marítima do Brasil, registrou um crescimento de 60% no atendimento a navios que transportam petróleo e derivados nos primeiros sete meses do ano, por meio de sua Agência Marítima. Ao todo, foram mais de 180 embarcações atendidas.
Os navios-tanque realizaram importações de combustíveis, exportações de petróleo bruto e gasolina, além de operações de cabotagem ao longo da costa brasileira com diesel e gasolina. A empresa também prestou suporte a operações de transferência de carga entre embarcações (ship to ship) para importação de refinados e exportação de petróleo bruto.
O setor de líquidos, como petróleo e derivados, gás e etanol, é estratégico para a Wilson Sons. Em 2024, a empresa expandiu sua participação no mercado de atendimento a navios-tanque em mais de 50%, respondendo por cerca de 14% das escalas mensais de embarcações com Clean Petroleum Products (nafta, gasolina, diesel e querosene de aviação) no Brasil.
Para acompanhar o crescimento do setor, a Wilson Sons tem investido em Inteligência de Mercado, tecnologia e qualificação de informações, além de ter criado o WS Connect, um portal online que facilita o acesso dos clientes a dados das operações. A empresa conta com escritórios próprios em diversos portos do Brasil e representantes na Europa e na China.
Entre os principais portos atendidos estão o Porto do Açu (RJ), os portos da Bahia e Itaqui (MA), com destaque para o atendimento a VLCCs (Very Large Crude Carriers), que têm como destino principal a China.
Mesmo com o crescimento moderado do setor, impulsionado pela importação de diesel e aumento da exportação de gasolina, a Wilson Sons se destacou no mercado. A demanda por combustíveis no Brasil deve continuar a crescer em 2024, com um aumento estimado de 1,3%, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Apoio a novos players no mercado de petróleo e derivados
Com foco no crescimento da demanda, a Wilson Sons tem auxiliado clientes a estruturarem novas operações em portos brasileiros, oferecendo suporte junto às autoridades portuárias, documentação e apoio operacional. A empresa também criou uma área de customer experience para acompanhar as operações, garantindo a qualidade e padronização dos serviços.
A infraestrutura da Wilson Sons, com 20 escritórios ao longo da costa brasileira e materiais de Inteligência de Mercado, tem sido um diferencial no atendimento, como ressaltado por Simon Leon, executivo da Ream, subsidiária do Grupo Atem.