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Porto de Itaguaí recebe navio de 366 metros pela primeira vez

Operação inédita consolida infraestrutura para o comércio exterior no estado do Rio de Janeiro
Por Redação em 14 de agosto de 2024 às 7h49
Porto de Itaguaí recebe navio de 366 metros pela primeira vez
Foto: Divulgação/PortosRio
Foto: Divulgação/PortosRio

Porto de Itaguaí, atingiu um marco histórico na segunda-feira (12), com a chegada do navio MSC Orion. Foi a primeira vez que um navio do tipo New Panamax atracou no porto, realizando uma manobra com 15,4 metros de calado. O porta-contêiner tem 366 metros de comprimento, 51 metros de largura e capacidade de carregamento de 15 mil TEUs e de 158,1 mil toneladas. A operação ocorreu no terminal Sepetiba Tecon.

O MSC Orion é o maior navio já atracado no estado do Rio de Janeiro. Construído em 2020, seu comprimento equivale a quase 10 vezes a altura do Cristo Redentor. Entre os portos brasileiros que receberam essa embarcação, o Sepetiba Tecon é o único com capacidade para operá-lo com um calado de até 15,40 m.

Porto de Itaguaí recebe navio de 366 metros pela primeira vez

As embarcações New Paramax foram projetadas para tirar proveito das dimensões ampliadas do Canal do Panamá após sua expansão em 2016. Com alta capacidade para transporte, esses navios permitem uma economia de escala significativa, reduzindo os custos operacionais por unidade de carga transportada. Além disso, eles são mais eficientes em termos de consumo de combustível e utilizam tecnologias avançadas que contribuem para menores emissões de poluentes, alinhando-se às crescentes demandas por sustentabilidade no setor marítimo.

Para receber esses navios de grande porte, o Sepetiba Tecon tem investido significativamente na melhoria e ampliação de sua infraestrutura. Entre as obras concretizadas, destacam-se a dragagem e as alterações na sinalização náutica nas áreas de manobras, na bacia de evolução e nos berços do terminal. Também foram realizadas simulações de manobras com a participação da Praticagem do Rio de Janeiro, no Maritime Institute of Technology and Graduate Studies – MITAGS, nos Estados Unidos, e estabelecidos rígidos parâmetros ambientais para serem seguidos a cada atracação.

Segundo Pedro Brito, diretor-presidente do Sepetiba Tecon, a atracação de um navio da classe New Panamax ratificou a importância do terminal como ponto de conexão dos demais portos da costa brasileira e solidificou a posição do Sepetiba Tecon como um dos mais importantes terminais de contêineres do país. “Essa não é a primeira vez que realizamos feitos inéditos. Fomos o primeiro a ter capacidade para atender embarcações com calado de 15,40 m, o maior da Costa Leste da América do Sul, e um dos pioneiros do Brasil a obter autorização para receber navios da classe New Panamax. Essa atracação foi um marco para o terminal e para o Rio de Janeiro. Estamos confiantes de que essa conquista trará ainda mais desenvolvimento econômico para a região e para o comércio exterior do estado”, afirma Brito.

A PortosRio, Autoridade Portuária que administra o Porto de Itaguaí, afirmou que a chegada do MSC Orion representa um avanço significativo para a cadeia logística do Rio de Janeiro, destacando a infraestrutura do porto no comércio exterior brasileiro. Com eficiente acesso aquaviário e terrestre, o Porto de Itaguaí conecta-se aos principais polos econômicos da região, que respondem por grande parte do PIB nacional. A nova linha oferece uma opção de exportação direta para a Ásia, beneficiando os estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Durante o evento no Sepetiba Tecon, Felipe Fonseca, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios da PortosRio, destacou que Itaguaí foi o primeiro porto do Brasil a ser homologado pela Marinha para receber navios de 366 metros. Ele ressaltou a importância da colaboração entre a Autoridade Portuária, a Autoridade Marítima, a Praticagem e o Sepetiba Tecon para o sucesso da operação.

Francisco Martins, presidente da PortosRio, também celebrou a conquista e reforçou a importância do Rio de Janeiro como um dos principais centros logísticos da América do Sul. Ele mencionou que novos arrendamentos e investimentos em infraestrutura estão programados para os Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, com foco no crescimento e atração de novas empresas, rotas e cargas.

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