Os portos de Santa Catarina devem superar a capacidade de movimentação de contêineres do maior complexo portuário do Brasil, em Santos (SP), em aproximadamente três anos. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apresentou essa estimativa em reunião na Federação das Indústrias de SC (Fiesc) na última segunda-feira (22).
Os dois maiores terminais privados do Estado, Portonave, em Navegantes, e Porto Itapoá, investirão mais de R$ 3 bilhões, ultrapassando a capacidade anual de 5,3 milhões de TEUs de Santos. O gerente regional substituto da Antaq, Lucas Sampaio Ataliba, projeta que, com a maturação da operação do Porto de Itajaí após a nova concessão, a capacidade de movimentação dos portos catarinenses alcançará 6,5 milhões de TEUs por ano em cinco anos.
Ataliba destacou a necessidade de preparar o Estado para essa capacidade. A infraestrutura rodoviária em SC já é um gargalo, com problemas crônicos que devem piorar com o aumento no volume de cargas. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou a necessidade de alternativas para a BR-101, considerando o aumento do tráfego de caminhões, crescimento populacional e turismo no litoral.
A Portonave, acessada pela BR-470 e BR-101, movimenta em média 2,1 mil caminhões por dia, com picos de três mil caminhões em 24 horas. Houve um aumento de 6% em relação ao ano passado.
A Antaq também apontou preocupações com os acessos aquaviários e a estrutura retroportuária, destacando que a capacidade estática estimada dos depósitos em SC para armazenagem de contêineres vazios não supera 100 mil TEUs/mês, enquanto a demanda é de mais de 200 mil TEUs/mês.
Egídio Martorano, presidente da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, mencionou as dificuldades enfrentadas pelos exportadores e importadores, incluindo despesas de demurrage e falta de janelas de atracação nos portos, que prejudicam a confiabilidade e reputação das empresas.
Detalhes dos Investimentos
A Portonave investirá R$ 1 bilhão para adequar o cais para receber navios de até 400 metros. A obra, realizada em duas etapas, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026. Apesar do fechamento de um dos berços, a movimentação de cargas recuou apenas 9,43% até maio deste ano.
O Porto Itapoá investirá R$ 2 bilhões para ampliar sua capacidade. A terceira fase de expansão foi inaugurada recentemente, com mais 200 mil m² de pátio e um armazém de 8 mil m², aumentando a capacidade para até dois milhões de TEUs. A empresa e o Governo do Estado também propuseram uma parceria para dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, em análise no Ministério dos Portos e Aeroportos.
Em Imbituba, estão previstos R$ 95 milhões para recuperação, reforço e ampliação do Cais 3, permitindo o recebimento de navios de até 270 metros. A movimentação de contêineres em Imbituba aumentou 59,33% nos primeiros cinco meses de 2024.
A concessão do Porto de Itajaí prevê R$ 2,9 bilhões em novos investimentos, incluindo a ampliação da área retroportuária, com o edital a ser lançado em breve e leilão previsto para o próximo ano.