A Santos Brasil registrou um lucro líquido de R$ 45,9 milhões no primeiro trimestre de 2023, com margem líquida de 10,8%. O EBITDA somou R$ 153,3 milhões (-15,0% YoY), com margem de 35,9% (-5,1 pontos percentuais YoY). Neste período, os terminais de contêineres da companhia movimentaram 261.903 unidades, o que representa uma queda de 14,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a empresa, o desempenho foi impactado principalmente pelo arrefecimento das importações de bens de consumo e de capital; queda nas exportações de commodities, como café, algodão, carne etc., e menor fluxo de cargas transportadas via cabotagem.
"Além disso, recai sobre os números a base comparativa referente ao 1T22, cujos volumes observados foram influenciados pela sazonalidade tardia provocada pela pandemia da Covid-19, em especial durante o 4T21 e 1T22. Comparado ao 1T19, por exemplo, período que antecede a pandemia, o 1T23 soma alta de 2,7%", disse a empresa em comunicado.
Apesar disso, a Santos Brasil e o Terminal de Veículos (TEV) registraram crescimentos de 39,6% e 12,7% no EBITDA do 1T23, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado. E, em seu primeiro trimestre completo de operação, os terminais de líquidos de Itaqui (MA) apresentaram EBITDA positivo no montante de R$ 0,3 milhão.
Já no Tecon Santos, que representa 88% da volumetria total da movimentação de contêineres da Santos Brasil, a redução foi de 14,5% em comparação com o 1T22, com destaque para os menores volumes nas operações de longo curso (-17,4% YoY). As importações de contêineres caíram 4,1% YoY, com destaque para menores volumes importados de produtos químicos e eletroeletrônicos, reflexo do arrefecimento da economia doméstica.
Por outro lado, as exportações cederam 4,8% YoY, que segundo a empresa, deve-se aos menores embarques de commodities em geral. A cabotagem apresentou crescimento de 1,7% de volume no 1T23. A empresa ainda contabiliza a queda de 9,5% no volume do Tecon Imbituba, em decorrência da menor safra de arroz.
A empresa ainda divulgou que a movimentação de cargas gerais teve redução de 57,6% (YoY) no 1T23, devido ao fim dos embarques de celulose para exportação no Terminal de Cargas Gerais (TCG) de Imbituba.
Na Santos Brasil Logística, o número de contêineres armazenados no 1T23 foi 13,4% menor em comparação com o 1T22, reflexo da diminuição das importações no Porto de Santos. Os Centros de Distribuição, no entanto, cresceram a movimentação de pallets em 20,1% no 1T23, resultado do aumento das operações de logística integrada 3PL em relação ao mesmo período do ano passado.
O TEV movimentou 55.358 veículos, aumento de 1,9% YoY. A exportação foi responsável por 51.034 unidades (+6,1% YoY). Por outro lado, a importação apresentou queda de 30,5% (YoY) no 1T23. O mix de veículos pesados apresentou melhora no trimestre, respondendo por 11% do volume total, contra 8% no 1T22, reflexo de maiores exportações de máquinas agrícolas e de construção civil para os Estados Unidos e Costa Rica.
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