A PortosRio, que administra o segundo maior complexo portuário do Brasil, anunciou durante a Intermodal 2023, o Plano de Negócios 2023 – 2027 para os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. A empresa prevê investir R$ 649 milhões até o próximo ano.
No Porto de Itaguaí, o destaque é a dragagem de aprofundamento e alargamento do Canal Derivativo e a expansão e melhoria das linhas férreas. Já no Porto do Rio de Janeiro, as principais obras são a conclusão da modernização e ampliação do Cais da Gamboa e a dragagem para viabilizar a operação de navios de até 366m. O plano também traz a relação de investimentos previstos nos contratos de arrendamento em vigor, que somam um montante de R$2,8 bilhões até 2027.
LEIA TAMBÉM: Movimentação de cargas da PortosRio tem queda de 0,9% em 2022
A expectativa da PortosRio é que mais de 63 milhões de toneladas de cargas sejam movimentadas em 2023 no complexo. Para obter novos recursos, o diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva destacou os novos contratos de arrendamentos previstos para operações portuárias em áreas ainda disponíveis.
Com seis contratos de arrendamento de longo prazo e três de arrendamento transitório em vigor, o Porto do Rio de Janeiro possui uma área aproximada de 1,5 milhão m², dos quais ainda estão disponíveis cerca de 290 mil m². Nesse espaço ainda é possível fazer novos arrendamentos em dez áreas, destinadas à movimentação de granéis líquidos, produtos siderúrgicos, carga geral e atividades de apoio às operações offshore.