A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), teve o calado de berço ampliado, passando de 12,3 para 13 metros. Aprovada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, pela Marinha do Brasil e pela praticagem, a nova medida proporcionará condições operacionais mais seguras para a entrada e saída do terminal. Consequentemente, esse aumento tem impacto direto na operação, onde os benefícios vão desde o aumento na quantidade de contêineres movimentados por navio até a ampliação de escalas e espaço para embarques.
As próximas etapas buscam a ampliação da capacidade no canal de acesso principal. Agora, a TCP está pronta para a conclusão das obras de derrocagem que vêm sendo executadas pela autoridade portuária, para então viabilizar a ampliação do calado de navegação em Paranaguá e Antonina.
Segundo Thomas Lima, diretor Comercial e Institucional do Terminal de Contêineres de Paranaguá, o aumento de calado é vital para o porto. “Agora estamos trabalhando em um plano bem definido, em conjunto com a Capitania dos Portos do Paraná, autoridade portuária e praticagem, para avançarmos o mais breve possível com as homologações do aprofundamento do canal de acesso, fundamentais para a atracação de navios maiores”. A finalização da derrocagem da Pedra da Palangana é um dos fatores determinantes para que os próximos avanços se concretizem.
É importante destacar que, graças ao investimento da administração pública em infraestrutura marítima nos últimos anos, foi possível o aumento gradual na operação. De 2015 até agora, houve uma ampliação do calado operacional do Porto de Paranaguá em 2 mil TEUs por embarcação. “A meta é alcançarmos uma profundidade na qual estejamos aptos para receber a nova geração de navios e, assim, aumentar ainda mais a nossa capacidade de movimentação, nos consolidando como parada obrigatória de rotas marítimas importantes para o comércio exterior”, finaliza Lima.