Embarcação tem capacidade para 5.552 TEUs
A Aliança Navegação e Logística realizou, dia 10 de novembro, o batismo do navio Aliança Mauá no Terminal Santos Brasil, no Porto de Santos. Com capacidade de 5.552 TEUs, o navio é do tipo Post-Panamax e foi construído pela sul-coreana Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME). A nova embarcação tem 272 metros de comprimento total, possui 1.365 tomadas para contêineres frigorificados e será utilizada principalmente para o transporte de carga reefer, como carnes, frutas e sucos.
O navio iniciou as operações no dia 11 de novembro e irá operar na rota Europa – América do Sul (Costa Leste). Em sua primeira viagem, fará duas paradas nos Portos de Suape (PE) e Pecém (CE) antes de chegar ao destino final, o Porto de Roterdã, na Holanda. A rotação dos portos será Buenos Aires, Rio Grande, Santos, Sepetiba, Suape, Pecém, Roterdã e Antuérpia, e haverá ainda uma nova parada em Santos, no retorno, antes de a embarcação seguir para Buenos Aires.
“O emprego deste navio em nosso tráfego mais tradicional, o da Europa, é uma forma de coroar o crescimento da empresa nos últimos anos”, afirma Julian Thomas, diretor-executivo da Aliança. Atualmente, a empresa opera uma frota de 25 navios porta-contêineres e oito graneleiros. Desse total, 13 são de bandeira brasileira, sendo cinco próprios, sete em regime de bare boat (tripulado pela Aliança) e um fretado.
“Apostamos no crescimento de mercado em 2006. Este ano, a Aliança Navegação e Logística terá um faturamento mundial de US$ 900 milhões e transportará cerca de 500 mil TEUs. Para o próximo ano, a expectativa é aumentar o volume total de contêineres transportados em 8%”, afirma Thomas.