Considerada uma das cargas mais pesadas já transportadas em rodovia no Brasil, operação exigiu um ano de estudos e análises técnicas
A Megatranz Transportes está entregando à Oxiteno Nordeste, empresa do Grupo Ultra, dois reatores com 473 toneladas cada, e duas colunas com 245 toneladas cada. A operação teve início em 7 de dezembro de 2009, quando os equipamentos saíram dos portos de Yokohama, no Japão, e Mai-liao, em Taiwan, e vieram para o Brasil a bordo do navio Beluga Houston, que estava fazendo sua viagem inaugural. Desembarcada na Base Naval de Aratu (BA) no dia 5 de fevereiro, a carga seguiu por rodovia até a sede da operadora de GLP, no Polo Petroquímico de Camaçari (BA). O serviço está em fase de içamento e montagem e deverá ser concluído até final deste mês.
O trecho rodoviário do transporte, realizado entre os dias 10 de fevereiro e 21 de abril, foi um dos mais desafiadores. Para vencer o trajeto de 43 quilômetros, foi necessário reforçar a estrutura de pontes e viadutos, além de adequar o veículo às dimensões dos equipamentos: cada reator mede 22 metros de comprimento por 7 metros de largura, e cada coluna, 42 metros por 6,5 metros de diâmetro. A operação teve planejamento da Megatranz em conjunto com a equipe local de engenharia de trânsito, e exigiu um ano de estudos e análises técnicas para preparação.
Os equipamentos seguiram para a sede da Oxiteno em conjuntos transportadores modulares auto-propelidos, conhecidos pela sigla em inglês SPMT. Voltado para o segmento das cargas super pesadas, esse sistema redistribui o peso dos cavalos-mecânicos e elimina sua tração sobre pontes, por exemplo. Originalmente com 18 linhas de eixo e 12 pneus por eixo, o conjunto empregado teve de ser reconfigurado para 26 linhas de eixo para passar pela ponte do Rio Joanes, no recôncavo baiano.