Transportadora realizará a movimentação de produtos acabados e insumos
A Transpedrosa firmou, no início do mês de março, um contrato junto à ArcelorMittal. O acordo, que tem duração de três anos, prorrogáveis por mais três, está orçado em R$ 22 milhões ao ano e prevê a movimentação de produtos acabados para construção – tela, vergalhão, barra de aço, arames e pregos. Os itens produzidos pela ArcelorMittal serão retirados pela transportadora nas 16 plantas produtivas da companhia instaladas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina e entregues em centros de distribuição, grandes varejistas e atacadistas ou diretamente nas obras. No retorno, a transportadora entregará às fábricas matéria-prima, como ferro-gusa e sucata.
O diretor-executivo da Transpedrosa, Sérgio Pedrosa, diz que a expectativa é movimentar 20 mil toneladas ao mês em cada sentido. Para isso, salienta, a companhia investiu R$ 16 milhões na aquisição de 61 cavalos-mecânicos e 61 implementos para carga seca. O primeiro lote de equipamentos foi entregue dia 1º de março e o último deverá estar em operação até o primeiro dia do mês de maio. “Já estamos com 20 conjuntos em operação”, diz.
O diretor frisa que se trata de uma operação dedicada. Os carregamentos e descarregamentos são realizados 24 horas por dia durante sete dias por semana, o que exige apurado conhecimento da administração da produtividade. Para obter este controle, a Transpedrosa e a ArcelorMittal realizam a gestão compartilhada da frota. “Nós planejamos em conjunto a viagem e caso haja alguma ocorrência no processo, como caminhão parado por muito tempo, nosso cliente pode interferir”, garante. Isso é possível, uma vez que a ArcelorMittal possui a visibilidade de todas as etapas do transporte por meio do site da Transpedrosa. As informações são atualizadas a cada 30 minutos.
A estratégia já traz resultados. De acordo com Pedrosa, a gestão da frota possibilita que a ArcelorMittal planeje a produção e reduza o nível de inventário, melhorando, assim, o nível de serviço a seus clientes.