Orçado em US$ 900 milhões, acordo prevê a movimentação de 10,1 milhões de toneladas por ano de insumos e produtos acabados
A Vale e a Usiminas assinaram na última sexta-feira, dia 6 de novembro, contratos que prevêem o transporte de 10,1 milhões de toneladas por ano de insumos e produtos acabados da fabricante de aço, por meio da infraestrutura logística da Vale – terminal portuário, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) – pelos próximos três anos. Os contratos somam US$ 900 milhões.
A Vale receberá pelo Terminal de Praia Mole, no Complexo de Tubarão (ES), todo o carvão que a Usiminas importa, estocará e transportará o produto até a usina da siderúrgica em Ipatinga (MG) pela EFVM. Pela rota, serão movimentadas cerca de 3 milhões de toneladas anuais do insumo.
Dos 10,1 milhões de toneladas por ano previstas no contrato, 6,8 milhões serão transportadas pelas ferrovias – 2 milhões ton/ano pela FCA e 4,8 milhões de ton/ano via EFVM. O restante, 3,3 milhões de ton/ano, corresponde ao volume que será movimentado no porto de Praia Mole.
A parceria entre as duas empresas também permitirá o aumento em 360 mil toneladas/ano do volume de calcário transportado hoje pela FCA para o cliente. O produto é embarcado na região de Arcos (MG) e segue via FCA e EFVM até a usina de Ipatinga (MG).
Outros insumos utilizados na produção da Usiminas também serão transportados pelas ferrovias da Vale. Os contratos prevêem a movimentação de minério de ferro das minas localizadas em Itatiaiuçu (MG), além de ferro-gusa produzido na região Central de Minas, via EFVM.
As duas ferrovias serão responsáveis pelo transporte de produtos siderúrgicos acabados – bobinas e chapas grossas – da usina de Ipatinga para o litoral capixaba, centros de distribuição e clientes diretos em Belo Horizonte e São Paulo. O volume total será de cerca de 3 milhões de toneladas/ano.
Segundo o diretor de Logística da Usiminas, Paulo Fraga, a companhia buscou parceiros estratégicos que propiciam sustentabilidade ao negócio. “Com o know-how em logística da Vale garantimos a qualidade de uma seção essencial de nossa cadeia produtiva”, diz.
O planejamento e a gestão das operações logísticas entre Usiminas e Vale serão totalmente informatizados. Por meio da troca eletrônica de dados, será possível acompanhar a oferta de vagões, o cronograma de carregamentos e a circulação dos trens.
O diretor de Comercialização de Logística da Vale, Marcello Spinelli, acredita que os serviços de logística fornecidos pela empresa vão aumentar a competitividade dos produtos da Usiminas. “Para a Vale, o negócio é muito importante. Estes são alguns dos maiores contratos da logística da empresa”, afirma.
Acordo
As duas empresas aproveitaram o encontro e também firmaram um memorando de entendimentos que contempla a construção de uma variante de cerca de 14 Km de extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas, em Santana do Paraíso (MG). No local, está prevista a implantação de uma nova unidade industrial da Usiminas. Mesmo com o projeto de instalação da nova usina suspenso temporariamente em função da queda na demanda de aço, o memorando garante a continuidade do licenciamento ambiental de um desvio na linha férrea necessário para a futura implantação da usina.