Meta é fazer com que a unidade represente, ao final de 2010, 5% do faturamento da empresa
Com o objetivo de explorar as oportunidades no segmento de óleo e gás, estreitar o relacionamento e focar suas ações comerciais a fim de ampliar a gama de clientes, a Softway, companhia que desenvolve soluções e softwares para o comércio exterior, iniciou há três meses as operações de sua filial na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se da terceira unidade da empresa, que também possui bases em São Paulo e São José dos Campos (SP), além da matriz em Campinas (SP).
O diretor-executivo, Menotti Franceschini, explica que a estratégia inicial é focar as atividades comerciais. Sem revelar detalhes, ele diz que já há seis projetos em desenvolvimento na região. Atualmente, a companhia conta com cinco clientes na região. Para o início do próximo ano, o executivo afirma que os trabalhos técnicos, hoje realizados pelos profissionais baseados na matriz, serão efetuados por colaboradores instalados na capital Fluminense. Entre cinco e dez pessoas devem ser contratadas para exercer a função.
O mercado é promissor. “Queremos que ao final de 2010 a filial já responda por 5% de nosso faturamento, estimado em R$ 44 milhões”, diz. Hoje, o Rio de Janeiro representa 1,5% do total faturado pela Softway. Quanto a clientes, a meta é obter dez novos contratos ao ano.
Para atingir os objetivos, a companhia já iniciou as ações. Cerca de 3% do faturamento da empresa este ano – estimado em R$ 40 milhões – já está comprometido para a realização de pesquisas de desenvolvimento de soluções. Entre as ferramentas disponíveis estão o Controle de Importação – gere o processo logístico, verifica documentos e realiza o controle de custos – e a Solução Repetro Sys, que atende aos requisitos do regime especial aduaneiro Repetro e permite às empresas de exploração importar peças e equipamentos com a isenção do IPI, Imposto de Importação (II), PIS e Cofins.