O Sistema para Gerenciamento de Recinto Alfandegado (GRA Sys) será o primeiro do tipo criado pela Softway/Softcomex. A previsão é que esteja em produção no início de junho. Além do EV Sys, solução que permite controle das operações industriais dentro das zona alfandegadas, será criado um sistema para administrar todo o recinto alfandegado.
Além do EV Sys, o sistema incluirá módulos de controle de acesso de carga, caminhões e pessoas ao recinto alfandegado, módulo de expedição e de controle documental de toda a carga que circular dentro da Eadi. O projeto contempla ainda a possibilidade de interação e troca de informações eletrônicas entre os clientes pela internet.
O novo sistema operacional pretende suportar operações de importação e exportação e, principalmente, a implantação de estabelecimentos industriais. A Instrução Normativa 241, da Receita Federal, criou o processo de manufatura ou de montagem de equipamentos em áreas alfandegadas.
"Nosso objetivo é ser a primeira zona alfandegada do país a ter processo de manufatura", diz Omar Passos, diretor da Eadi Santo André. O EV Sys, tem como função principal disponibilizar informações sobre movimentação de peças e componentes importados à Receita Federal.
Tal transparência concede às empresas suspensão temporária de tributos dentro da zona alfandegada (II, IPI, ICMS, PIS e Cofins). Em caso de a mercadoria importada ser exportada, a suspensão converte-se em isenção.