Hamburg Süd traz cenário e equipamentos de companhia de dança alemã e NYK transporta para exportação carros fabricados no Brasil
O modal marítimo de transporte não é feito apenas de contratos regulares, com constantes embarques. Exemplo disso é a Hamburg Süd, que trouxe da Europa, 26 toneladas de carga, entre cenário, figurinos e equipamentos de montagem da companhia de dança e teatro alemã Tantztheater Wuppertal. A trupe apresentará, em São Paulo, dois espetáculos criados pela renomada artista Pina Bausch, coreógrafa revolucionária falecida em junho. O material veio no navio Cape Mahon, com capacidade para 2,7 mil TEUs, acondicionado em um contêiner de 40 pés. Para cumprir com o calendário das peças, programadas para os dias 21, 22, 24, 26 deste mês, o embarque em Hamburgo foi feito em 20 de agosto, e o desembarque em Santos no último dia 4.
Na última quarta-feira, a NYK Line do Brasil realizou operação na direção oposta, e embarcou o primeiro lote para exportação de veículos Honda, modelo City, fabricado em Sumaré (SP) e recém-lançado no país. Feito a partir de Santos, o carregamento dos cerca de 1.300 automóveis durou aproximadamente seis horas e estima-se que o desembarque leve o mesmo tempo. A carga está sendo transportada no navio M/V Dresden, do tipo RoRo – roll on, roll off –, com capacidade para 4.100 CEUs (sigla em inglês para Unidade Equivalente a um carro). Os carros serão descarregados em outubro, em um porto da América Latina que, segundo o armador, não pode ser revelado.