Armadores fundiram dois de seus serviços para se adequar ao volume do trade entre as costas leste das Américas do Sul e do Norte
A Hamburg Süd e a Aliança anunciam a fusão de seu serviço Tango com a rota USAtlan, do Grupo CSAV. O acordo, que ainda aguarda aprovação da FMC – sigla em inglês para Comissão Marítima Federal – visa adequação ao volume movimentado neste trecho, que sofreu redução de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, mas ao mesmo tempo demanda uma cobertura mais ampla e com maior regularidade.
Essa foi a terceira vez no ano em que a Hamburg Süd e a Aliança redesenharam rotas: em fevereiro houve redução no trade entre Ásia, México e Costa Oeste da América do Sul, e em março, recuo no volume movimentado entre Mediterrâneo e Costa Leste da América do Sul. Em maio, foi a vez da rota UCLA, que compreende Costa Leste da América do Sul, Golfo Americano, Caribe e América Central, sofrer ajuste, passando a ter menos navios, mas de maior capacidade.
O serviço Novo Tango será semanal com escalas em dias fixos, e tem início previsto para 19 de setembro, como o navio CSAV Itaim partindo de Nova York. A linha será cumprida por sete porta-contêineres – cinco da Hamburg Süd e da Aliança e dois da CSAV – com capacidade para 3.500 TEUs cada um, e obedecerá à seguinte rotação: Nova York, Filadélfia, Norfolk, Charleston, Jacksonville e Port Everglades, nos Estados Unidos; Puerto Cabellos, na Venezuela; Suape e Santos, no Brasil; Buenos Aires, na Argentina; e Rio Grande, Navegantes, Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Suape e Pecém, no Brasil.