Operadora carrega mil toneladas semanais do material a ser utilizado nas obras da nova plataforma da Petrobras no município gaúcho de Rio Grande
A Eichenberg & Transeich iniciou, no final do mês passado, o transporte das chapas de aço que serão usadas na construção da P-55 em Rio Grande (RS). A operação envolve a coleta da carga no fornecedor, próximo ao porto do município, e sua movimentação por cerca de 600 km, até a cidade de Marau, onde o produto passará por beneficiamento. A segunda fase da transferência, que também está sendo negociada pela operadora, se refere ao retorno deste material a Rio Grande, depois de modificado, para o canteiro de obras da plataforma.
“São cerca de 40 carretas por semana, com 25 toneladas cada, carregadas de chapas de aço que medem 12 X 2,4 metros cada”, descreve Eduardo Teixeira, gerente Operacional da unidade da Eichenberg em Rio Grande. Segundo o executivo, o serviço exige uma frota dedicada de 80 veículos, que trabalham em sistema de rodízio. “Temos ainda uma equipe de 12 pessoas especializadas, que atua do início ao fim nesta operação: desde a liberação da carga até o controle de tráfego dos caminhões, garantindo o sucesso da atividade”, informa.
Com vigência até o final do ano, o contrato prevê ainda o transporte de algumas chapas de aço maiores, com 13 X 3 metros, que ultrapassam os limites de medida permitidos e, por isso, necessitam de Autorização Especial de Trânsito.