Operadora assumiu a gestão de mais uma área da planta da montadora no Rio Grande do Sul
Através da subsidiária AVM – AV Manufacturing, a Ceva Logistics ampliou seu raio de atuação na planta da General Motors, em Gravataí (RS). A nova operação foi conquistada através de concorrência, realizada no final de 2008, e engloba a submontagem de conjuntos de suspensão e eixos, para abastecimento da linha de produção de dois modelos de carro da montadora. Depois de ser escolhida para a tarefa, a operadora investiu R$ 8 milhões na aquisição dos ativos envolvidos – basicamente, o armazém de oito mil metros e mais os equipamentos usados na produção – e assumiu os processos até então realizados por outra empresa.
Embora a nova operação tenha se iniciado em janeiro de 2009, a parceria entre a operadora e a montadora tem origem em 2006, em um negócio semelhante. “Na época, a GM nos procurou para realizar a submontagem dos motores na fábrica gaúcha, porque até então isso era feito pela própria montadora, mas em São José dos Campos, e exigia um estoque muito grande”, relembra Ruy Nogueira, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Ceva. “Esse contrato, firmado há três anos, foi o que gerou a abertura da AVM para cobrir a área industrial, já que a empresa atuava mais como operadora logística mesmo. Mas isso é detalhe jurídico”, explica o executivo.
A submontagem dos conjuntos de suspensão envolve cerca de 60 tipos de componentes, e segue basicamente o mesmo roteiro da operação de montagem dos motores. “Fazemos o transporte inbound dos materiais, desde o fornecedor até a planta, utilizando a malha da Ceva. Aí a AVM recebe esses materiais, separa e guarda, para, finalmente, passar à montagem. Depois de acoplar os eixos às suspensões, entregamos os conjuntos prontos na ponta da linha de produção da GM”, descreve Nogueira, acrescentando que o “ritmo da atividade obedece à programação da montadora”.
No total, a Ceva e sua subsidiária ocupam uma área de quase 22 mil metros quadrados dentro do condomínio industrial da GM em Gravataí. O armazém em que são montados os motores está dividido em dois blocos: um para a submontagem feita pela AVM, e outro, a cargo da Ceva, para a armazenagem de peças e produtos a serem utilizados em diversas linhas da fábrica. Já a montagem dos conjuntos de suspensão, também realizada pela divisão industrial da operadora, ocupa um espaço de oito mil metros quadrados. De 2006 para cá, a Ceva já montou mais de 400 mil motores e os entregou diretamente na linha de produção da GM, alcançando índice de aprovação de 99,97%. A expectativa é de que a nova operação forneça 200 mil conjuntos de suspensão por ano, com a mesma média de aprovação.