Terminal deverá receber novos segmentos de produtos e ao final do ano dobrar a movimentação de contêineres
A unidade da Standard Logística instalada em Itajaí (SC) recebeu, no último dia 06 de janeiro, a autorização para operar como Recinto Especial de Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex). Agora, o terminal – composto por um armazém frigorificado para carnes (bovino, suíno e aves) com capacidade para 25 mil posições-palete e um pátio de contêineres de 10 mil metros quadrados com 300 tomadas, além da possibilidade de manipular 500 contêineres vazios – está apto a prestar todo o suporte às empresas exportadoras. A agilidade operacional fica garantida graças à presença na unidade de um posto da Receita Federal e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O gerente Geral da Standard Itajaí, Diogo Aleixo, conta que para suportar o aguardado crescimento nas movimentações devido ao novo serviço, a Standard Itajaí concluiu, em setembro do ano passado, um plano de investimento orçado em R$ 1 milhão. “Dobramos o número de tomadas e ampliamos a área pavimentada de 7 mil metros quadrados para 10 mil metros quadrados”, diz.
A infraestrutura reforçada já atrai investidores. Segundo Aleixo, além do aumento na procura por parte de empresas que operam produtos frigorificados, é esperado o início das operações com carga seca. Madeira, produtos industrializados e cerâmicos são os itens, agora, no escopo do terminal. O gerente não arrisca o volume manipulado em cada um dos segmentos, mas acredita que ao final de 2009 a unidade da Standard em Itajaí terá movimentado 80 mil contêineres, frente aos 40 mil computados em todo o ano de 2008.
Além da unidade de Itajaí, a empresa também opera como Redex o terminal de Cubatão (SP). Na cidade paulista, a licença foi obtida em 21 de maio do ano passado. A unidade de Cambé (PR) também será habilitada. A data, porém, não foi estipulada.
Leia mais sobre a habilitação para atuar como Redex da unidade de Cubatão da Standard acessando https://www.tecnologistica.com.br/site/5,1,16,21751.asp.