Maquinário pesa 157 toneladas e integrará projeto de energia escocês
O cais público do Porto de Itajaí embarcou ontem, dia 31 de agosto, o maior transformador elétrico já exportado pela empresa Weg. Além do transformador, que pesa 157 toneladas, mais sete carretas transportaram os seus acessórios até o porto para, posteriormente, serem enviados à Escócia.
O transformador 225MVA 275Kv foi comprado pela Nokian Capacitors, integrador da subestação de energia Tealing Grind, em Dundee, Escócia. A Nokian Capacitors é considerada uma das empresas líderes no fornecimento de energia e atua há mais de 50 anos no mercado. Em 2007 a Nokian Capacitors movimentou 62 milhões de euros.
O superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Arnaldo Schmitt Júnior, acompanhou a movimentação do equipamento. “Todas as operações são importantes para nós. Mas o embarque deste transformador, o maior já exportado por uma das cinco maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, é uma experiência diferenciada”, diz.
Para o diretor comercial do Porto Municipal de Itajaí, Zenaldo Feuser, as cargas de projeto são uma tradição no terminal catarinense. “O Porto de Itajaí tem tradição e conhecimento na operação de equipamentos complexos”, garante.
Embarcador
A WEG foi fundada em 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, com o nome de Eletromotores Jaraguá. O nome WEG, adotado alguns anos depois é a junção das iniciais dos fundadores. A empresa, de capital 100% nacional, conta com mais de 22 mil colaboradores em todo mundo e apresentou faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2007.