A modalidade permite a rastreabilidade dos itens, exportação em lotes parcelados e redução do frete
O Porto do Rio Grande iniciará no próximo dia 30 de agosto o
embarque de contêineres carregados de soja em grão. Essa é a primeira vez que o porto rio-grandino realiza em grande escala o embarque da commodity utilizando contêiner. Antes desta operação, a carga mais movimentada do porto gaúcho, a própria soja em grão, era embarcada a granel, sendo depositada diretamente nos porões do navio, utilizando-se para isso dos quatro terminais graneleiros do porto. Desta vez, a movimentação acontecerá no Terminal de Contêineres (Tecon Rio Grande), envolvendo o navio Maruba Victory que levará a carga para a China.
Neste primeiro embarque serão exportados 70 contêineres, que transportarão produtos cultivados em diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul. A previsão é chegar a 500 contêineres por mês, tornando a movimentação permanente e com volume constante.
Segundo o diretor da Vanzin Serviços Aduaneiros, empresa responsável pela operação, Leonardo Vanzin, o embarque de soja em contêiner apresenta
algumas vantagens. Entre elas estão a possibilidade de realizar exportação em lotes parcelados – não sendo necessário fechar grandes volumes para embarcar em navios de 60 mil toneladas –, a maior rastreabilidade do produto por ser mais fácil identificá-lo e o aproveitamento da utilização dos contêineres que retornam vazios para a China, proporcionando, assim, redução no custo do frete.
Os contêineres estão sendo estufados no terminal retro-portuário da Codel. Para a operação, foi montada uma estrutura especial instalando-se uma tremonha (espécie de funil), onde um trator deposita a soja, caindo o grão sobre uma esteira que o transporta para dentro do contêiner. Vale lembra que para completar a carga é necessária a utilização de sugadores, que permitem acomodar a soja no espaço não preenchido pela esteira. Devido ao grande volume, cerca de 23 toneladas por contêineres, a operação envolve a mão-de-obra de 40 pessoas.