Rio de La Plata tem capacidade para 5,9 mil TEUs e 286,45 metros
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu, na última sexta-feira, dia 09 de maio, o maior navio de contêiner em operação na costa brasileira, o Rio de La Plata, da armadora Hamburg Süd. A embarcação tem capacidade para 5,9 mil TEUs, conta com 1.365 plugs para contêineres frigoríficos e possui 286,45 metros. A operação foi possível graças à autorização expedida pela Marinha do Brasil, por meio da diretoria de Portos e Costas e a Capitania dos Portos do Paraná.
Segundo o diretor de operações da Hamburg Süd, Michael Silva, sem a autorização não seria possível o navio operar no porto paranaense, uma vez que pela norma portuária atual o limite de tamanho estabelecido para os navios no local é de 285 metros. “A atracação do Rio de La Plata será em caráter experimental no prazo de um ano”, diz. O executivo lembra, porém, que algumas exigências, como manobrar no período diurno, com condições favoráveis de mar e vento, além de ser acompanhado por pelo menos dois rebocadores, devem ser cumpridas.
O Rio de La Plata será escalado para o serviço da Hamburg Süd na rota Ásia-Costa Leste da América do Sul. Posteriormente, a embarcação será incorporada à rota Europa-Costa Leste da América do Sul. A data para a alteração ainda não foi definida pela companhia.
De acordo com Silva, até o mês de dezembro Paranaguá será escalado ainda pelos navios Rio de Janeiro e Rio Negro, ambos também com capacidade para 5,9 mil TEUs. “O porto paranaense, em 2008, receberá entre oito e nove escalas dos maiores navios em operação no Brasil, com uma expectativa de operação por escala de 850 a 900 contêineres”, afirma.
Em Paranaguá, as principais cargas de exportação são compostas por autopeças, soja, madeira, compensados, frango congelado, carne bovina congelada e artigos de couro. Na importação, os destaques são produtos químicos, tecidos, equipamentos elétricos, brinquedos, autopeças, pneus e resinas.
No domingo, dia 11 de maio, o Rio de La Plata seguiu para Santos (SP). A rotação completa do navio é Xangai, Hong Kong, Cingapura, Tanjung Pelepas, Sepetiba, Santos, Buenos Aires, Rio Grande, Paranaguá, Port Elizabeth e Durban.