Objetivo é ter um controle mais apurado das cargas movimentadas nos terminais do Rio de Janeiro e de Santos
Após um mês de testes, a Libra Terminais disponibiliza aos clientes que operam na unidade de Santos (SP) o sistema de pré-agendamento e cadastramento online, por meio de identificação por radiofreqüência (RFID), de caminhões para entrega de contêineres.
O projeto, que demandou um ano e meio de pesquisas sobre a funcionalidade da tecnologia e exigiu investimentos de US$ 200 mil, tem como meta permitir que a Libra tenha um controle mais apurado das cargas movimentadas dentro de seus terminais no Rio de Janeiro e em Santos, atendendo de forma mais eficaz à fiscalização da autoridade portuária, alfândega e ISPS Code.
Outros objetivos do pré-agendamento são conhecer antecipadamente a demanda prevista, receber previamente os dados relativos às unidades de carga e do veículo transportador e distribuir as entregas de forma mais uniforme ao longo do dia, reduzindo o tempo de espera para a operação e proporcionando nível de serviço constante.
Segundo o diretor técnico da Libra, Henry Robinson, o agendamento permitirá que a companhia melhore a performance das operações. “Muitas vezes o aumento do controle está relacionado com a redução do desempenho. Estamos esperando que este sistema afete as operações de forma positiva”, afirma.
A programação e a escolha da janela de tempo para o acesso do veículo transportador ao terminal devem ser realizadas pelo site da Libra. Aqueles que chegarem ao estacionamento rotativo dentro do horário previamente acordado terão prioridade de atendimento.