O Ares vai integrar a frota de veículos da empresa com 23 filiais no Brasil e uma na Argentina
Dona de 23 filiais no Brasil, uma na Argentina e de uma frota de mais de mil veículos, a Gafor Logística começa em junho a operar o sistema de gerenciamento Ares, desenvolvido pela brasileira Atech. Atualmente, a empresa está realizando testes e treinamento para os funcionários e, no mês que vem, o Ares vai funcionar em paralelo ao atual sistema de gerenciamento da Gafor. A intenção é fazer a migração completa para o novo programa até o final de 2006.
O Ares funciona em tempo real, oferece funções avançadas de Transportation Management System (TMS) e possui estrutura modular. Também está integrado a recursos de gestão de negócios e operacionais, tais como ERP, WMS, VAN/EDI e CRM. A partir da sala de controle, os funcionários poderão monitorar, através de um mapa interativo, a rota feita pelos veículos, as ocorrências durante o transporte e a localização exata da carga. Além disso, o software da Atech também poderá controlar os fretes, o valor das cargas, os indicadores de desempenho e até informações sobre o centro de distribuição, entre outros dados.
O programa foi escolhido pela Gafor pois é uma solução totalmente integrada e flexível. “Cada uma de nossas unidades têm necessidades específicas conforme os clientes e, por isso, precisávamos que o sistema pudesse ser adequado a cada uma delas”, diz Amélia Merino, gerente de TI da Gafor. Segundo ela, o Ares dará à empresa a possibilidade de controlar de forma mais adequada as operações. “Teremos uma ótica ampla de todo o processo, de toda a nossa frota e, ao mesmo tempo, poderemos visualizar de forma particular cada operação”, diz.
A decisão de trocar o sistema surgiu pois a Gafor decidiu se dedicar a sua atividade principal, a logística, e foi buscar uma empresa com expertise na área soluções de TI. Segundo Amélia, com o novo sistema a empresa vai otimizar seu tempo e não será mais precisar fazer a digitação dos dados. O software também deve trazer melhorias para os clientes da Gafor, pois pode ser integrado ao sistema deles.