A Expresso Princesa dos Campos Encomendas firmou, em janeiro, uma parceria com o Movimento Vez & Voz - Mulheres no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). A iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e região (SETCESP) para valorizar e dar visibilidade ao público feminino que trabalha nesse setor.
Com a parceria, a empresa apoiará as ações propostas pelo movimento, que também busca fomentar o crescimento profissional das mulheres dentro do setor e em todos os departamentos das transportadoras.
"O objetivo da Princesa dos Campos Encomendas é cada vez mais elaborar ações de incentivo e de informação para o respeito e enaltecimento das mulheres da nossa empresa. Queremos também gerar mais oportunidades a esse grupo e contribuir com a igualdade de gênero no transporte rodoviário de cargas", explica Marcelo Sobhie, Expresso Princesa dos Campos.
Mulheres habilitadas para dirigir veículos grandes representam menos de 5% do setor
Em 2022, apenas 3,4% dos condutores habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas eram mulheres, de acordo com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran). Em São Paulo, dos 70.641 motoristas admitidos em 2021, apenas 1,51% eram do gênero feminino, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).