A Kuehne+Nagel, uma das empresas líderes em logística do mundo, finalizou recentemente uma megaoperação logística para a movimentação de equipamentos importados para a construção de uma usina de tratamento de gás natural do Campo do Azulão, no Amazonas, e uma usina termelétrica em Boa Vista.
No projeto, pertencente à Eneva, o gás natural será liquefeito, armazenado e transportado diariamente até a Usina Termelétrica Jaguatirica II, onde será regaseificado e então transformado em energia para abastecer mais da metade do estado de Roraima.
A operação contou com o transporte multimodal, por balsa e caminhões, em trajetos de mais de 500 km cruzando a Região Norte do país. Dentro do escopo logístico do projeto, a companhia realizou o armazenamento e o transporte de mais de 10 mil toneladas de equipamentos, contando com a colaboração de uma equipe multidisciplinar própria. Para receber os equipamentos, a Kuehne+Nagel utilizou um armazém com quase 5 mil m² em Iranduba (AM).
“O projeto foi um sucesso, com 100% dos equipamentos entregues sem maiores contratempos. Para transportar a grande quantidade de maquinários complexos e com características muito específicas, desenvolvemos uma estrutura exclusiva e feita sob medida, que possibilitou a remoção dos cryoboxes de maneira rápida e segura”, explica Gabriel Zorzi, diretor de Transporte Marítimo e Logística de Projetos da Kuehne+Nagel no Brasil. Os cryoboxes são unidades modulares de liquefação de gás natural. “Essa é uma das características que trazemos na Kuehne+Nagel: a capacidade de improvisar e flexibilizar para atender as demandas dos nossos clientes”, completa o executivo.