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Santos Brasil traça estratégia logística de final de ano para a Vinho & Ponto

Planejamento da operação foi feito com base em inteligência de dados e levou em conta o histórico de crescimento da empresa e o comportamento do mercado
Por Redação em 27 de dezembro de 2021 às 14h00 (atualizado em 28/12/2021 às 10h33)
Santos Brasil traça estratégia logística de final de ano para a Vinho & Ponto

A Santos Brasil desenvolveu uma estratégia especial de atendimento para os pedidos da Vinho & Ponto para abastecer suas lojas, garantindo disponibilidade de estoque, e para dar vazão ao crescimento de vendas esperado no final do ano. Somente entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, a empresa movimentou cerca de 60 mil garrafas de vinho, sete vezes mais que em épocas normais e o dobro do realizado no mesmo período do ano passado.

As ações propostas pela Santos Brasil incluíram contratação de colaboradores temporários, ampliação de espaço para armazenagem e redesenho do fluxo da operação para atender a demanda prevista. Além disso, todos os profissionais temporários contratados para atender o aumento da demanda neste final de ano receberam treinamento especial, já que se trata de carga frágil e de alto valor agregado.

A Santos Brasil é responsável por praticamente toda a cadeia logística dessa operação, desde o recebimento dos vinhos em seu terminal de contêineres no Porto de Santos (SP), onde acontece a nacionalização dos produtos, até o transporte para o centro de distribuição de São Bernardo do Campo (SP), onde o material é armazenado e preparado para abastecer as 36 lojas da rede. As bebidas comercializadas pela Vinho & Ponto são 100% importadas, a maioria proveniente da América do Sul, em especial Chile e Argentina.

Em 2019, primeiro ano da parceria entre a Santos Brasil e a Vinho & Ponto, a operação durante a Black Friday envolveu 15 mil garrafas de vinho. Em 2020, o número saltou para 30 mil. Para se ter uma ideia, no restante do ano a movimentação diária fica em torno de 700 a 1.500 unidades.

“Essa flexibilidade para atendimento de demandas pontuais com grandes variações é fruto do entendimento da necessidade do cliente. A partir daí, usando todas as informações que temos em nosso sistema e as previsões do cliente, planejamos e executamos a operação para que o assunto logística não seja um problema para nossos parceiros comerciais”, explica Daniel Figuera, gerente de Operações Logísticas da Santos Brasil.

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