A Companhia de Navegação Norsul realizou, no dia 29 de julho, a cerimônia de batismo do navio-barcaça Norsul 5 e do empurrador Norsul Abrolhos no Terminal Erling Sven Lorentzen, localizado no município de Barra do Riacho (ES). O Norsul 5 é um modelo articulado com comprimento total aproximado de 114,5 m e capacidade de carga de 6.600 TPBs, enquanto o Norsul Abrolhos tem comprimento total de 33,4 m e capacidade de 6.500 BHPs.
As obras do projeto, que tiveram um investimento de US$ 32,6 milhões, foram realizadas no Estaleiro Eisa, no Rio de Janeiro. A Norsul, armador privado, é o braço marítimo no Brasil do grupo norueguês Lorentzen e opera atualmente cerca de 20 embarcações, entre navios próprios e afretados, empurradores e navios-barcaça articulados.
Em conjunto com os navios-barcaças Norsul 2, 3 e 4 e o empurrador Norsul Caravelas, as embarcações serão usadas no transporte de madeira da empresa Aracruz Celulose entre o Terminal de Caravelas, na Bahia, e o Terminal de Portocel, no Espírito Santo. A Aracruz é fabricante de celulose branqueada de eucalipto, destinada à produção de papéis. Com a totalidade da frota em operação, o tempo de carregamento e descarga será reduzido de 24 para 12 horas, duplicando o volume de carga transportado.
As primeiras embarcações do projeto iniciaram as operações em maio de 2003. Até então composto por três barcaças e um empurrador, o sistema foi responsável por 13,5% do total de madeira consumida na fábrica do Espírito Santo.
Com as novas adições, o sistema terá capacidade para o transporte de cerca de 5.200 t de toras de eucalipto por viagem. O volume total de 3,4 milhões de m3/ano de madeira a serem transportado pelos dois empurradores e as quatro barcaças equivale a cerca de 63 mil viagens/ano de caminhões ultrapesados de 54 m3. Este volume deve responder por 42% do total da madeira consumida na fábrica capixaba.