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Concessão do Porto de São Francisco do Sul é renovada

De múltiplo uso, o Porto é o segundo do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada
Por Redação em 22 de setembro de 2014 às 15h15 (atualizado às 15h15)

Na última quinta-feira, dia 18 de setembro, foi assinada, em Santa Catarina, a prorrogação da delegação do Porto Público Federal de São Francisco do Sul por mais 25 anos ao Governo do Estado, pelo ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), César Borges.

porto de são francisco capa

De múltiplo uso, o terminal é o segundo do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada, cerca de 12% dos grãos exportados pelo Brasil passam por ele. No ano passado, o empreendimento recebeu investimentos de mais de R$ 40 milhões para ampliar e aperfeiçoar a sua capacidade operacional.

Para o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi, a concessão marca o início de uma nova etapa. “O porto passa por um processo de modernização. Já concluímos o aprofundamento do calado, as melhorias no pátio e no sistema de informática e, no fim do ano passado, inauguramos mais um berço. Seguimos inovando para atrair armadores e movimentar mais cargas”, diz.

Crescimento

No dia 11 de setembro, o ministro-chefe da SEP também assinou o contato de adesão de autorização para instalação do Terminal de Uso Privado (TUP) do Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC), localizado em São Francisco do Sul.

O terminal será voltado à exportação de granéis vegetais, como soja, farelo de soja e milho. A expectativa de movimentação é de 6 milhões de toneladas por ano com investimento de R$ 419 milhões. A previsão para a construção do terminal é de 18 meses. O terminal está localizado em terreno contíguo ao Porto Organizado de São Francisco do Sul. O projeto prevê a implantação de um píer avançado ligado por uma ponte de acesso à retroárea do terminal, onde serão instalados os armazéns e a estrutura de recepção de grãos por esteiras ligadas ao Porto de São Francisco do Sul.

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