A compra faz parte das metas de crescimento da FM Logistic fora da França. Há cerca de um mês, o grupo investiu também no mercado russo, ao adquirir a Univeg Logistics. No ano passado, a empresa colocou em prática um plano chamado Ambition 2022, que traça estratégias para um período de dez anos.
De acordo com o presidente do grupo, Jean-Christophe Machet, o Ambition 2022 baseia-se no pressuposto de consolidar os elementos centrais das atividades já existentes na FM Logistic, reforçar ainda mais a presença na Europa e também aumentar sua cobertura geográfica em todo o mundo.
Comandada por Michèle Cohonner, que ocupou a diretoria geral do grupo na Rússia durante quatro anos, a FM Logistic do Brasil absorve a estrutura da subsidiária logística da McLane e passa a contar com quatro unidades operacionais localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Juntas, as estruturas somam mais de 200.000 m², contam com mais de 1.150 colaboradores e geraram um volume de negócios de 47 milhões de euros em 2012, prestando serviços para clientes de segmentos como alimentício, automotivo, de cosméticos, eletroeletrônicos, brinquedos e ferramentas.
Segundo Michèle, uma das prioridades da FM Logistic do Brasil será investir em mão de obra, instaurando uma política de recrutamento e formação com o objetivo de preparar dirigentes. Além disso, a empresa possui projetos de investimento para expandir as operações para o Nordeste brasileiro.
Presente em doze países, a companhia possui 45 anos de experiência e emprega mais de 15.300 funcionários ao redor do mundo. Especializado em armazenagem, transporte e gestão de supply chain, em 2012 o grupo registrou um total de 500 milhões de pedidos preparados, 50 milhões de paletes recebidos e expedidos, 550 mil carregamentos e 900 milhões de kits montados.
No último ano fiscal, encerrado em março de 2013, a FM Logistic alcançou um volume de negócios de mais de 886 milhões de euros – crescimento de 10% na comparação com o ano anterior.