A SKF do Brasil anunciou, no dia 11 de julho, a entrada de sua divisão especializada em produtos e serviços para o segmento naval no mercado nacional. Com faturamento global de R$ 150 milhões, a SKF Marine Industry Service Centre chega ao Brasil com os objetivos de ampliar as receitas mundiais da companhia sueca no setor e potencializar o portfólio de negócios no País.
A estratégia da companhia, que projeta um faturamento anual de R$ 15 milhões a partir de 2015, é concentrar os esforços em embarcações de grande porte. “Nosso portfólio contempla produtos e serviços apropriados para esse tipo de embarcação, especialmente aquelas que servem de apoio a plataformas petrolíferas e transporte de minério, petróleo e gás e contêineres”, conta o gerente para o Segmento Naval da SKF na América Latina, Ricardo Amaral.
Segundo o executivo, a companhia vai oferecer cerca de 40 produtos e serviços às empresas que atuam no setor naval – como estaleiros e operadores marítimos – entre equipamentos e soluções que ajudam a reduzir custos com manutenção, melhorar a confiabilidade de elementos mecânicos e diminuir falhas em componentes e sistemas. São produtos como rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, acoplamento de eixo de propulsão e equipamentos para monitoramento de máquinas. Dentre os serviços oferecidos estão alinhamento, medição geométrica de estruturas, termografia, análise do desempenho de motores elétricos e manutenção de equipamentos rotativos.
A princípio, todos os componentes serão importados das unidades da companhia instaladas na Europa, Ásia e América. “Se houver muita demanda do setor, podemos estudar a possibilidade de fabricar algum componente no Brasil”, revela Amaral.
Globalmente, a SKF Marine Industry Service Centre atua há 70 anos em 130 países. São 110 unidades fabris que atendem clientes como Chevron, Hyundai, Samsung e Maersk. No Brasil desde 1915, a SKF possui uma planta industrial na cidade de Cajamar (SP), onde são produzidos rolamentos para veículos leves.