Objetivo é oferecer condições para que pequenas e médias empresas atuem no comércio exterior
A DHL Express e o Banco do Brasil firmaram uma parceria a fim de simplificar as operações de comércio exterior de empresas de menor porte que comercializam ou pretendem comercializar seus produtos no mercado externo. A iniciativa tem como meta, ainda, integrar serviços e soluções das duas organizações.
Com o acordo, os clientes da DHL terão acesso a todo o portfólio de capacitação em negócios internacionais da instituição financeira. Além dos dez cursos de linha – Exportação I e II, Práticas Cambiais, Drawback, Financiamentos à Exportação, Carta de Crédito, Importação, Exportação de Serviços, Fundamentos da Proteção Financeira em Câmbio e Comércio Exterior e Fundamentos de Câmbio Financeiro –, as empresas terão acesso a treinamentos customizados que visam atender necessidades específicas.
Segundo a diretora de marketing da DHL Express Brasil, Juliana Vasconcelos, a parceria é estratégica e contribuirá para que um maior número de pequenas e médias empresas tenha mais conhecimento e um acesso mais fácil e seguro aos processos de exportação e importação.
Já para o diretor da área Internacional e de Comércio Exterior do Banco do Brasil, Admilson Monteiro Garcia, o acordo intensificará ainda mais a atuação da instituição. “O BB tem uma história que se mescla com o comércio exterior brasileiro. Creio que este acordo com a DHL Express fortalecerá ainda mais nosso apoio às empresas que realizam negócios com o mercado global, traduzido em forma de produtos, serviços e as mais completas soluções de comércio exterior”, diz.
O negócios entre as empresas também contempla o Brasil WebTrade (BWT) – ambiente eletrônico de comércio exterior disponibilizado pelo banco aos exportadores brasileiros e que oferece funcionalidades que simplificam o processo de exportação das empresas. Os usuários do BWT passam a ter desconto especial nas remessas de mercadorias ao exterior utilizando os serviços da DHL Express.
As pequenas e médias empresas contarão, ainda, com a atuação global da parceria – mercado doméstico e internacional –, e a gestão completa do processo de importação e exportação, visibilidade e controle de custos de remessas entre diferentes opções de serviços com condições de prazo e custos.