Este é o quinto centro coletor de combustível a entrar em atividade desde o início da parceria com produtores de álcool e Sindicom
A América Latina Logística inicia, ainda esta semana, o transporte de álcool do centro coletor de combustível de Araçatuba (SP) para a Replan – Refinaria Planalto Paulista, em Paulínia (SP), com a meta de escoar 10 milhões de litros do produto por mês só nesta rota. A atividade, que exigiu R$ 5 milhões na construção de dois tanques de 1,5 mil metros cúbicos de capacidade cada, faz parte de um projeto de captação e distribuição de álcool no interior de São Paulo, criado em parceria com os produtores do interior com o Sindicom – Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustível. O estado sozinho é responsável por 75% dos 24 bilhões de litros de álcool que o país produz anualmente.
O centro coletor de Araçatuba é o quinto, de onze no total, a ser ativado e incorporado ao projeto, que permite à ALL otimizar sua frota ferroviária tendo o álcool como carga de retorno. A empresa já transportava 170 mil metros cúbicos de diesel e gasolina captados na Replan e distribuídos no interior dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com a parceria, os vagões que antes retornariam vazios, agora voltam cheios de álcool, permitindo à operadora completar o ciclo logístico, reduzindo o custo operacional e o valor do frete. Do universo de 380 ativos usados na movimentação de combustíveis, metade já está cheio nos trajetos de ida e de volta.
A parceria exigiu, no total, R$ 104 milhões gastos na criação centros coletores, na estrutura ferroviária e na aquisição de novos vagões-tanque, e a ALL prevê transportar cerca de 1 milhão de metros cúbicos de álcool ao longo de 2009, e dobrar esse volume em 2010. Estão em atividade atualmente os centros coletores de Araçatuba, Pradópolis, Bauru, Araraquara e Andradina, e o de Alto Taquari (MT) será inaugurado ainda no segundo semestre. Segundo o cronograma do projeto, em 2010 entrarão em atividade as unidades de coleta de São José do Rio Preto, Fernandópolis, Uchoa, Passagem e Chapadão do Sul (MS).