Oitenta equipamentos serão entregues até maio e operados pela ALL
A Randon anuncia que entregará, até o mês de maio, 80 vagões-tanque de bitola larga – 1,60 metro – para a Mitsui Rail Capital Participações e serão operados pela América Latina Logística (ALL).
Os vagões-tanque do tipo TCT ( para produtos químicos) com peso bruto total de 120 toneladas e capacidade volumétrica para 103 mil litros são projetados com o auxílio de um software de 3 D – Análise Estrutural pelo método de Elementos Finitos. Segundo a companhia, a técnica resultou num produto de tara otimizada e resistência estrutural, prevendo, inclusive, a realização do teste hidrostático de pressão com o Domo de Expansão montado e finalizado.
A pintura dos equipamentos merece destaque. Isso porque o tratamento da superfície por jateamento de granalha (material específico para essa finalidade) e a pintura final com pistolas eletrostáticas garantem, de acordo com a companhia, maior durabilidade e melhor acabamento. Os processos são realizados em cabines desenvolvidas para a pintura de vagões ferroviários que exigiram da Randon em 2007 investimentos da ordem de R$ 16 milhões.
O diretor Executivo da Randon, Norberto Fabris, afirma que a empresa está ampliando o negócio ferroviário com o fornecimento de sistemas completos de vagões para ferrovias de bitola larga. O executivo calcula para este ano uma produção de 500 a 600 unidades ferroviárias, cerca de 20% do volume projetado pelo mercado brasileiro. Mineração, grãos e granéis líquidos são os setores que mais demanda apresentam pelos equipamentos.