Holding, que surgiu após a fusão da Avant Logística com a Cavol Logística, espera faturar R$ 30 milhões
Pouco mais de seis meses após sua criação, o Cal Group, empresa constituída por meio da fusão da Avant Logística – especializada em gestão de armazéns – e Cavol Logística, companhia focada no transporte de contêineres, estrutura suas operações e projeta obter, ao final do ano, um faturamento de R$ 30 milhões.
De acordo com o diretor do Cal Group, Cláudio Cavagnari, a meta da companhia é intensificar o trabalho de transporte de contêineres frigorificados, provenientes da região Centro-Oeste com destino ao Sul e Sudeste do Brasil. Além disso, ressalta, o objetivo é reforçar a operação do terminal da companhia instalado em Maringá (PR) que recebe, por mês, 120 mil toneladas de commodities agrícolas.
Outras ações já estão previstas. “Pretendemos operacionalizar um terminal portuário de contêineres em Santa Catarina. Ainda não podemos divulgar o local, mas a previsão é de que no mês de março este terminal esteja operando”, diz. Cavagnari divulga, ainda, a intenção de construir um terminal multimodal no Mato Grosso do Sul. “A previsão é de que esteja operando em novembro”, resume. Para finalizar, o diretor anuncia a intenção de, no segundo semestre, entrar no segmento de manutenção de vagões.
Cenário
O diretor explica a dinâmica da parceria. Segundo ele, todos os sócios da Avant e da Cavol estão diretamente ligados às operações do Cal Group. “Criamos a holding para trabalhar os contratos em que as duas empresas operam em parceria”, afirma. O executivo lembra, contudo, que ainda há acordos comerciais trabalhados com exclusividade.
Cavagnari afirma, porém, que todas as propostas de prestação de serviços são encaminhadas hoje para serem analisadas pelos profissionais do Cal Group. “Uma equipe de 12 pessoas é responsável pela análise dos projetos e encaminhamento à empresa correspondente ao serviço”, frisa.
O executivo esclarece que tanto a Avant quanto a Cavol têm apenas estrutura operacional. Além da análise de contratos, o marketing e os departamentos administrativos estão sob a responsabilidade do Cal Group. Ao todo, as três companhias contam com 230 funcionários e uma frota estimada em 90 conjuntos, entre próprios e agregados.
Histórico
A Avant Logística opera há quatro anos. No início, a companhia era denominada Compacta Logística e Armazéns Gerais e operava em Araucária (PR) com um terminal rodo-ferroviário de 12 mil metros quadrados de área total, sendo 4 mil metros quadrados de área de armazenagem. Em 2005, a empresa investiu na inauguração de um terminal em Paranaguá (PR) de 38 mil metros quadrados de área total e 13 mil metros quadrados de área de armazenagem.
Em 2006, entretanto, os sócios da empresa venderam o terminal de Paranaguá, mantendo no local o nome Compacta. Em Araucária, os antigos proprietários da Compacta adotaram a nomenclatura Avant Logística.
Hoje, a Avant conta com 200 funcionários que gerem os negócios dos terminais intermodais de granéis que a ALL possui em Alto Araguaia (MT), Alta Taquari (MT) e Chapadão do Sul (MS). A empresa realiza, ainda, a gestão interna nos almoxarifados da ALL instalados nas cidades paulistas de Araraquara, Bauru, Campinas, Sorocaba e Rio Claro.
Já a Cavol Logística está sediada no Rio Grande do Sul e pertence ao Grupo Cavol. A companhia surgiu há 4 anos com a proposta de realizar transporte de algodão do Mato Grosso para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Hoje, além desta operação, realiza o transporte de contêineres do Centro-Oeste para as regiões Sul e Sudeste.