A operadora logística 4PL Vendemmia divulga que assinou um contrato com o Grupo Oxford, fabricante de porcelanas e cerâmicas, para assumir o gerenciamento logístico das operações no Sul do Brasil e a gestão de todo mix de produtos da marca no país. As operações terão como base o centro de distribuição da Vendemmia na cidade de Navegantes (SC) e englobam todo o portfólio de produtos da marca Oxford em suas plantas localizadas em São Bento do Sul (SC), Campo Alegre (SC) e São Mateus (ES).
A Oxford possui em seu portfólio mais de 7 mil itens destinados para cozinhar, servir, organizar e decorar, além dos cristais de fabricação artesanal de sua marca de luxo Strauss. A Vendemmia será responsável por toda logística de armazenagem, gestão de estoque e inventário e movimentação de recebimento e expedição dos produtos acabados, além da gestão e execução de todo o fluxo de transporte.
Segundo o fornecedor, a operação será realizada de forma digital, utilizando o software WMS em clound, além da plataforma Vendemmia Analytics, que permitirá a gestão em real time de todas as etapas da operação. Será, em um primeiro momento, utilizada uma área de aproximadamente 5 mil m², com flexibilidade de ampliação para atender o aumento de demanda já projetado pela marca para os próximos anos. Estão previstos no projeto a movimentação de 12 mil caixas por dia entre entradas e saídas e uma capacidade de armazenagem de 6 mil paletes.
“Essa parceria representa a entrada da Vendemmia em uma nova área de atuação e estamos muito orgulhosos em trabalhar junto à Oxford, que é referência nacional e internacional em seu setor. Para nós, a agilidade da operação e o cuidado com a fragilidade dos itens serão os pontos centrais do trabalho, e estamos certos de que temos a expertise para oferecer as melhores soluções logísticas para atender a esse desafio”, explica o diretor de Negócios da Vendemmia, Maurício Leonel.
O processo de gestão dos produtos será realizado por smart label que permite gerenciar a operação por meio da estrutura instalada de RFID, com leitura feita por rádio frequência. “Dessa forma, é feita a transmissão de todas as informações sobre aquele produto, tornando o processo logístico mais ágil e seguro. Ganhamos muito mais eficiência nos fluxos operacionais, aumento de produtividade, garantindo um processo muito mais rápido e reduzindo o risco de erros operacionais”, explica o diretor de Negócios da Vendemmia.
Já o gerente de Logística do Grupo Oxford, Marcelo Correa, explica que a empresa tinha como desafio consolidar todo o portfólio em uma única operação para atender os clientes da Região Sul e de ampliar o espaço de armazenagem de modo a absorver o crescimento atual, além de ter um operador com capacidade técnica e operacional de gerenciar um vasto mix de produtos com integração entre nossos sistemas.
“A parceria com a Vendemmia representa uma grande evolução em nossa gestão de logística, trazendo mais agilidade e precisão para nossos processos operacionais e aumento dos níveis de serviço”, pontua Correa.