A Randon Implementos finalizou o contrato de entrega de 400 vagões ferroviários tipo hopper HFE à MRC Serviços Ferroviários BNGE-AL. Esta empresa foi constituída pela japonesa Mitsui & Co. para a locação de material ferroviário e os novos vagões serão alugados pela Bunge Alimentos para o transporte de grãos e farelo, em uma operação a ser executada pela América Latina Logística (ALL). Os vagões irão rodar principalmente na malha sul, com maior concentração nos Estados do Paraná e de Santa Catarina para o transporte até os portos de Paranaguá e de São Francisco do Sul.
A entrega dos vagões ocorrerá em diversas etapas até o final de março de 2006 e o primeiro lote, composto de oito máquinas, foi entregue no início do mês de novembro. “Estes vagões têm uma capacidade de carga líquida de até 77.800 kg, duas toneladas a mais do que os vagões fabricados pela concorrência”, explica Celso Santa Catarina, diretor do Negócio Ferroviário da Randon Implementos. Este ganho na capacidade foi obtido com a alteração no design do vagão, que teve o seu peso bruto reduzido.
Outro recurso presente nesta série de vagões é a velocidade maior para as operações de descarregamento, obtida com um maior dimensionamento das bocas de descarga e uma melhoria no design dos ângulos de posição dos cones internos que propiciam a descarga. A operação de carga também foi levada em consideração e tornou-se mais ágil pela instalação de sete tampas de carregamento (escotilhas). A montagem final do material rodante do vagão contou ainda com as sapatas de freio produzidas pela Fras-le, empresa da holding Randon que é uma das cinco maiores fabricantes de materiais de fricção do mundo.
A Randon está no segundo ano de fabricação de vagões e tem capacidade instalada para produzir 2.500 unidades por ano. Este ano, a empresa investiu R$ 4 milhões em linhas de fabricação, tecnologia e maquinário e está produzindo uma média de cinco vagões/dia. Em 2006, a previsão da empresa é de atingir uma participação de 20% neste segmento.